Câncer de Pele
Nós temos o Tratamento!
CÂNCER DE PELE
É um crescimento desordenado e descontrolado das células que compõem a nossa pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada e do tipo de célula afetada, teremos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; sendo que o mais preocupante é o melanoma (lesões geralmente manifestantando-se como manchas ou pintas escuras ).
A CAUSA
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.A proteção é a principal forma de prevenção da doença. Use sempre filtro solar. Não somente quando for se expor em praias ou piscinas. O uso do protetor é importante de forma diária, inclusive nos dias nublados. Isto além de evitar o câncer de pele também combate o envelhecimento.É importante lembrar que o efeito da radiação ultravioleta é cumulativo, ou seja, mesmo depois de parar de se expor ao sol, as alterações da pele podem se manifestar anos depois.Use Protetor solar fator (FPS) igual ou superior a 30 e proteja também os lábios e as orelhas. Além disso, consulte periodicamente o dermatologista, pois diagnósticos precoces são fundamentais por apresentar bons índices de cura.
PESSOAS ACOMETIDAS
Qualquer pessoa pode apresentar câncer de pele. Sendo que os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas também são mais suscetíveis.
O TRATAMENTO
Depois de indentificado o tipo de Câncer de pele o dermatologista optará pelo modo de tratamento.Cada tipo de câncer de pele exige uma abordagem de tratamento diferente.O tratamento geralmente consiste na retirada da lesão e do tecido ao redor através de cirurgia.Em alguns casos , são recomendadas sessões de quimioterapia ou radioterapia.Lembre-se: O diagnóstico precoce é o ponto chave para a excelência no tratamento.