Dr. Adonai Sens Dermatologista São Paulo - Av. Paulista

QUE FRIO É ESSE?!? COMO CUIDAR DA PELE NO INVERNO


O fato de o inverno aqui no país nunca ser tão rigoroso faz com que muitas vezes as pessoas esqueçam de adotar cuidados mais específicos com a pele nesta época. Somente quando as frentes polares chegam e a pele resseca ainda mais é que o alerta surge.

A pele ressecada vira alvo fácil de irritações e infecções pois perde sua defesa natural e surgem as descamações imperceptíveis.

Então, quais cuidados adotar nesta época, doutor?

  1. A primeira e mais importante dica é para a hidratação que acontece de dentro para fora e o recomendado é que o consumo seja de, pelo menos, 2 litros de água por dia;

  2. Evitar os banhos superquentes e demorados que podem remover a oleosidade natural da pele;

  3. A hidratação tópica deve ser feita idealmente depois do banho pois a absorção dos ativos dos produtos utilizados se torna mais eficaz com o vapor.

  4. Atenção especial às áreas mais ásperas como cotovelos, joelhos, tornozelos e calcanhares. A hidratação vai prevenir possíveis irritações e amenizar aquele esbranquiçado comum do ressecamento.

  5. Sabonetes com ação adstringente podem ser usados com frequência reduzida pois atacam e desequilibram a camada natural protetora da pele;

  6. Em tempos de pandemia, o álcool em gel tem judiado das mãos. Pelo menos 1 x por semana faça uma hidratação mais potente com cremes emolientes. Eles formam uma espécie de filme sobre a queratina reduzindo a perda de água da pele. Irá beneficiar as cutículas também.

  7. Para os lábios, usar protetores labiais FPS 30 ou mais ou batons com hidratante.

Mantendo a atenção diária com estes cuidados, sua pele irá se manter macia e sempre hidratada no inverno. Não descuide.

#clinicaadonaisens #cuidadosdapelenoinverno #hidratacaodapele